Notícias

CASTRO MAYA – Novo documentário curta metragem dirigido por Silvio Tendler

Um carioca da perfeição. Esta foi a expressão com a qual o poeta Carlos Drummond de Andrade definiu Raymundo de Castro Maya, na ocasião de seu óbito, em 29 de julho de 1968. Membro da elite, o empresário Raymundo de Castro Maya(1894-1968) foi um amante da cidade onde viveu, o Rio de Janeiro, e para ela deixou uma eclética e diversificada coleção de arte e duas propriedades, hoje museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus): a Chácara do Céu, em Santa Teresa e o Açude, na Floresta da Tijuca.

Este curta-metragem, apoiado pelo edital da FAPERJ Rio 450 anos, traz uma biografia de Raymundo de Castro Maya, um mecenas e promotor de atividades culturais e de preservação patrimoniais no cenário carioca. O empresário deixa, como legado para o Rio e para o Brasil, um acervo de artes plástica e literário diversificado. Como legado, há uma enorme coleção que inclui mais de 500 obras (entre aquarelas e desenhos) de Jean Baptiste Debret, repatriadas por Castro Maya da França. O pintor francês, que morou no Rio de Janeiro entre 1816-1831, e deixou a principal referência iconográfica sobre o cotidiano da capital colonial do período joanino.

Outras contribuições incluem uma ampla coleção de arte moderna brasileira, que conta com artistas como Djanira, Mario Cravo, Di Cavalcanti e cerca de 200 obras de Portinari; acervo de arte oriental; arte europeia, com nomes como Miró, Matisse, Picasso, Dali, Modigliani, Seurat, etc.; arte popular, com obras como as esculturas de barro do Mestre Vitalino; azulejaria lusitana; e uma biblioteca com cerca de 6.000 títulos. Ademais, Castro Maya coordenou, gratuitamente, a reforma da Floresta da Tijuca, entre 1943-1947, presidiu a Sociedade dos Amigos do Outeiro da Glória, impedindo que prédios altos fossem construídos no entorno da Igreja e participou da fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), em 1948.

Um amante da arte e da literatura, que não apenas colecionou para si, mas deixou seu bom gosto de herança para a cidade.

Assista CASTRO MAYA no Canal Caliban