Notícias

Cineclube Cinema e História Silvio Tendler

CINECLUBE SILVIO TENDLER

MUSEU DA REPÚBLICA

Programação – Março 2013

Entrada Franca

Dois documentários do cineasta Carlos Pronzato, serão exibidos no dia 17 de março, às 18h. Após, debate com a presença de Silvio Tendler, de João C. de Andrade Neto e do diretor Carlos Pronzato.

Calabouço 1968 – um tiro no coração do Brasil
Em 28 de março de 1968 a ditadura civil-militar de 1964, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, invadiu o Restaurante Central dos Estudantes, conhecido como Calabouço, e assassinou o jovem estudante Edson Luis de Lima Souto. O assassinato serviu como o estopim que desencadeou uma onda de protestos e indignação em todo o país, culminando com a histórica “Passeata dos 100 mil”. O documentário relata os fatos históricos com depoimentos comoventes dos protagonistas da época e resgata um dos episódios mais dramáticos, como parte daquelas memoráveis lutas travadas pelo movimento estudantil contra a ditadura.
Duração: 58 min | Gênero: Documentário | Direção: Carlos Pronzato

Acabou a paz. Isto aqui vai virar o Chile, escolas ocupadas em São Paulo
A saga dos estudantes secundaristas de SP por uma educação de qualidade.
Sinopse: Inspirados no exemplo dos estudantes secundaristas chilenos, os famosos Pinguins (tratados pelo mesmo cineasta no documentário “A Revolta dos Pinguins”) o levante dos estudantes paulistas no segundo semestre de 2015 contra o fechamento de
94 escolas, culminou na ocupação de mais de 200 que seriam afetadas pelas ações de precarização do ensino público engendradas pelo Governo de Geraldo Alckmin (PSDB).
A coragem, a autonomia, a horizontalidade e solidariedade demonstradas pelos secundaristas, aliado ao apoio popular, deixou sua marca na historia das lutas populares do Brasil.
Duração: 60 min | Gênero: Documentário | Direção e Produção: Carlos Pronzato