Notícias

CINECLUBE SILVIO TENDLER – Crônica da Demolição

Assista no CINECLUBE SILVIO TENDLER>>> CRÔNICA DA DEMOLIÇÃO – A história do Palácio Monroe e a questão urbanística e arquitetônica na cidade do Rio de Janeiro.
Dia 28 de julho, quinta, às 18h30. Após o filme haverá um debate com Eduardo Ades ( diretor do filme) e Alex Nicolaeff ( arquiteto urbanista. ENTRADA FRANCA. Serão distribuidas senhas meia hora antes, pois a capacidade é limitada.

“A história do Palácio Monroe (Rio de Janeiro, 1906-1976) sintetiza e revela importantes questões sobre o Brasil do século XX: não só no que refere à arquitetura e ao urbanismo, como principalmente às noções de modernidade e patrimônio. O Palácio Monroe é uma edificação marcante por sua construção (primeiro prêmio internacional da arquitetura brasileira, marcou a abertura da Avenida Central), sua vida (abrigou o Senado durante décadas) e sua polêmica demolição, nunca totalmente esclarecida.

Além de abordar um tema inédito no cinema, o filme discute dois grandes momentos de modernização urbana e reformulação da paisagem do Rio de Janeiro – a década de 1900, quando foi construído, e a década de 1970, quando foi demolido.

Fortemente construído por materiais de arquivo, o filme também contará com entrevistas e localizará as peças originais do Palácio, dispersas pelo mundo após sua demolição.” ( FONTE site primeiroplano)