Notícias

DOCUMENTÁRIOS EM PRODUÇÃO 2019

Vários documentários previstos para serem lançados no ano de 2019. Seguem as sinopses:

Chico Mário

Francisco Mário de Sousa (1948 – 1988), mais conhecido como Chico Mário, foi um músico mineiro independente. Considerado um dos precursores da música independente no Brasil, Chico Mário escreveu e produziu 5 discos. Mesmo com toda a dificuldade vivida na época por conta do seu drama com a hemofilia, Chico deixa em suas músicas um pedaço histórico e político do país. Chico Mário é a poesia que o Brasil ainda não teve noção que possui.

Primavera Brasileira

Há 50 anos atrás, o Brasil vivia a maior onda de manifestações contra ditadura. Este documentário reúne relatos inéditos de jovens que viveram todo o caldo cultural de 1968 e participaram dos movimentos estudantis, culminando em um grande congresso da UNE na cidade de Ibiúna-São Paulo, que resultaria depois em uma das maiores censuras do período ditatorial do Brasil.

Carlos Zéfiro

Carlos Zéfiro foi o pseudônimo usado por Alcides Caminha, um funcionário público que durante a década de 1950 e 1960, se tornou um dos maiores quadrinistas eróticos do Brasil. As histórias, popularmente conhecidas como catecismos, foram o guia principal na educação sexual dos jovens, superando até mesmo a censura, que nunca conseguiu prendê-lo

Nas Asas da Pan Am

Neste documentário autobiográfico, Silvio Tendler percorre sua vida lembrando dos movimentos ao qual fez parte durante a ditadura e nos mostra que a luta ainda continua. Este filme mostra sua motivações para as obras produzidas e seus anseios diante a sociedade.

Santiago de las Américas

Santiago Álvarez Román (1919-1998) foi um importante documentarista cubano na década de 1960 e ingressou o corpo de cineastas do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). Apesar de nunca ter estudado cinema, o cineasta revolucionou a linguagem documental denunciando o imperialismo e a violação dos direitos civis. Com o relato de pessoas próximas ao realizador, conseguimos entender porque ele levou o título de Dziga Vertov das Américas, uma verdadeira jóia rara do cinema latinoamericano.

chicopostok PRIMAVERAOK SANTIAGOOK zefiro