Entrevistas

Entrevista de Silvio Tendler ao CEPECIDOC/UNICAMP

O CEPECIDOC atua como  centro de pesquisa de cinema documentário da UNICAMP, na qual pesquisa e analisa as diversas narrativas do gênero, trazendo os avanços e novos modelos de fazer cinema documentário. Silvio Tendler é graduado em História pela Universidade de Paris VII (1975), possui mestrado em Cinema e História pela  École des Hautes – Études – Sorbonne (1976) e especialização em Cinema Documental Aplicado às Ciências Sociais pelo  Musée  Guimet – Sorbonne (1973). É membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina e da Fundação Novo Cine Latino-Americano. Foi presidente, em 1968, da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Desde 1979 é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ.

Em 1994, foi presidente da Associação Brasileira de Cineastas. Em 1995, dirigiu a TV Brasília, do Grupo Correio Brasiliense, e no ano seguinte, em 1996, foi Secretário de Cultura e Esporte do governo Cristóvão Buarque, no Distrito Federal. Em 1997 assumiu a Coordenação de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul da Unesco, organismo vinculado às Nações Unidas voltado para a Educação e Cultura, onde permaneceu como consultor nesta área até o ano de 2000.

Seus documentários conquistaram inúmeras premiações e fizeram dele uma referência nacional no gênero. Recebeu prêmios em festivais brasileiros como o de Brasília, Gramado, Rio, e prêmios de instituições como o troféu Margarida de Prata, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entrou na Seleção Oficial do Festival de Cannes com o filme “Glauber O Filme, Labirinto do Brasil” e participou de diversas mostras e festivais internacionais (Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá) mostrando nosso cinema e nossa cultura no Brasil e no mundo. Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com uma retrospectiva de seus filmes. No mesmo ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado. Parte das pesquisas de seus filmes tem origem no volumoso acervo particular de imagens, com mais de oitenta mil títulos sobre a História do Brasil e do mundo dos últimos 50 anos.

A entrevista realizada nos detalha alguns pontos de vista do que é hoje o cinema documentário de Silvio Tendler. Assista aqui a entrevista!