Notícias

PUC RIO homenageia Silvio Tendler pelos 51 anos de documentários

A mostra em homenagem aos 51 anos de documentário do cineasta Silvio Tendler começa segunda, dia 3 de junho. Durante quatro dias serão exibidos filmes inéditos e recém-finalizados do cineasta, professor do curso de cinema da PUC-Rio há 41 anos, com Mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Paris VII – Sorbonne, e que em 1977 ministrou um curso pioneiro de Cinema e História na PUC-Rio.Depois de cada filme, Silvio receberá convidados ilustres, como o escritor Eric Nepomuceno, o rabino Nilton Bonder e o doutor em Literatura e ex-militar, Ivan Cavalcanti Proença, que não só disse não ao golpe de 64, como defendeu com armas estudantes encurralados no Caco, antiga Faculdade de Direito, próxima ao Campo de Santana.

Programação

Dia 3, segunda: Alma Imoral (2018, 2h), debate com Silvio Tendler, Rabino Nilton Bonder, Coordenador do Curso de Cinema Ney Costa Santos e Professor Drauzio Gonzaga.

Dia 4, terça: Fio da meada (2018, 1h18m), debate com Silvio Tendler, Jornalista André Trigueiro e os roteiristas do filme Marcelo Firpo e Marina Fasanello

Dia 6, quinta: Os militares que disseram não (2014, 1h40m), debate com Silvio Tendler, o militar que disse não Ivan Cavalcanti Proença, e os professores José Mariani e Leise Taveira.

Dia 7, sexta: Arqueologia do Poeta (2019, 1h43m), debate com Silvio Tendler, o escritor Eric Nepomuceno, a neta de Gullar, Celeste Aragão e a professora Denise Costa Lopes.