Notícias

SEMINÁRIO ARTE E REVOLUÇÃO RUSSA 100 ANOS DEPOIS

Silvio Tendler participará do seminário sobre Arte e Revolução Russa 100 Anos Depois, promovido pela PUC RJ. No dia 7 de novembro, no auditório 102K, do prédio Kennedy, na PUC-Rio, exibirá a versão do diretor do filme inédito  SONHOS INTERROMPIDOS, seguido de debate com o cientista político e professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Rio, Luis Fernandes, que acaba de lançar o livro “Revolução bipolar: a gênese e derrocada do socialismo soviético”, e o professor emérito da UFRJ, José Paulo Netto.

A abertura ocorrerá dia 31/10, no Odeon, às 20h, com a exibição do filme “Um homem com uma câmera” (1929), de Dziga Vertov. O clássico terá acompanhamento musical performático do grupo de soundpainting CineOrquestra, que a partir de sinais emitidos pelo seu regente, Taiyo Jean Omura, cria composições ao vivo por meio de improvisação.

O evento, que é uma produção do Departamento de Comunicação da Puc Rio, terá apresentação do Professor Miguel Pereira, nessa na terça-feira, dia 31 de outubro, e terá entrada franca, assim como toda programação do seminário.

Confira a programação completa:

ABERTURA – Cine Odeon, na Cinelândia

dia 31/10, terça-feira, 20h

Abertura do Seminário com a exibição de Um homem com uma câmera (1929, 68min), de Dziga Vertov, no Cine Odeon, com acompanhamento do grupo musical performático de Soundpainting CineOrquestra e do Coral da ASA, e apresentação do Professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira.

SEMINÁRIO – Auditório, sala 102 do prédio John Kennedy, na PUC-Rio

dia 07/11, terça-feira, 9h

Exibição do filme inédito Sonhos interrompidos (2017, 90 min), de Silvio Tendler.

Mesa: Utopia e Revolução Russa.
Com o cineasta e professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Silvio Tendler, o cientista político e professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Rio, Luis Fernandes, e o professor emérito da UFRJ, José Paulo Netto.

dia 10/11, sexta-feira,

9h – Exibição de trechos de filmes de Einsenstein, Vertov, Medvedkin, Grigoryi Aleksandrov, Chris Marker, Jorge Sanjinés e dos Grupos Médvedkine de Besançon e Sochaux.

Mesa: Cinema Militante: Revolução na forma e para além dela
Com o professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, Rodrigo Nunes, e mediação da professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Denise Costa Lopes.

13h – Exibição do filme Terra em transe (1967, 111min), de Glauber Rocha

Mesa: Cinema Novo, Filosofia e Revolução Russa: Melancolia de esquerda nos trópicos. Com o professor de Filosofia da UFRRJ, Pedro Hussak, e mediação do coordenador do Curso de Cinema do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Ney Costa Santos.

dia 13/11, segunda-feira, 14h

Mesa: Artes Plásticas e Revolução Russa com o curador, crítico e professor do Departamento de História da PUC-Rio, Ronaldo Brito, e mediação das professoras do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Denise Costa Lopes e Liliane Heynemann.

dia 17/11, sexta-feira, 9h

Apresentação da peça Marx baixou em mim (60min), com Jitman Vibranovski

Sinopse da peça: Karl Marx pede para voltar do além porque está indignado com o que fizeram de suas ideias e com a crescente concentração de riqueza, e conta sua vida com todas as contradições.
Monólogo traduzido por Tereza Briggs a partir do original de Howard Zinn, Marx in Soho. Direção e interpretação de Jitman Vibranovski.

Mesa: Teatro e Revolução Russa com o diretor e ator Jitman Vibranovski e os professores do Departamento de Comunicação da PUC-Rio Vera Novello e Flávio Kactuz.

Ficha técnica
Organização: Denise Costa Lopes
Curadoria: Angeluccia Habert, Denise Costa Lopes e Silvio Tendler
Produção Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro: Arturo NettoCamarella Netto
Apoio: Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro