Lançamentos

Silvio Tendler coloca o ‘Dedo na ferida’

De Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia, na época do calote no FMI, em 2015, ao documentário “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler, que estreia no Festival do Rio, mês que vem. – Quando eu estive no Euro Group (…) disseram-me expressamente que ‘a democracia não pode ser autorizada a mudar a política econômica’. Então, o que é a democracia?.

Segue…
Já Costa-Gavras, o cineasta, diretor de “O capital” (2015), em determinado momento do filme diz o seguinte: – A primeira religião é o dinheiro. Nós adentramos um período inteiramente particular na história da humanidade que está negando tudo o que foi dito sobre o plano social, sobre o plano humano, sobre como funciona a sociedade etc.
E mais…
David Harvey, professor de Antropologia e Geografia da Universidade de Nova York, no documentário de Tendler, completa: – Há uma frase engraçadinha que é dita entre os banqueiros e os muito ricos: que você nunca deve desperdiçar uma boa crise. Quer dizer, isto é uma oportunidade. E o 1% mais rico têm o poder.
(  JORNAL O GLOBO – coluna de Ancelmo Gois – POR DANIEL BRUNET )