Notícias

Um dia modorrento

“Terça-Feira, 31 de março, final da tarde. Dia modorrento. Eu voltava da escola, do Colégio Andrews, por volta das 17h, 18h, quando os primeiros rumores de que havia um golpe militar em andamento, vindo de Minas Gerais, surgiam. Ficamos na expectativa do que iria acontecer.

Quarta-feira, feriado, não houve aula. Dia chuvoso. Fiquei sentado no batente do meu prédio, na rua Raimundo Corrêa n. 27, em Copacabana, junto com um amigo cuja família era contra o golpe militar e apoiava o presidente João Goulart, enquanto a imensa maioria da rua era eleitora da UDN, todos fãs do Carlos Lacerda.

Havia uma expectativa de todos os lados, mas não discutíamos muito, não falávamos muito… éramos todos garotos, entre os 12 e 15 anos de idade.

À tarde, fui ao cinema com um amigo e minha mãe me deu instruções para voltar para casa discretamente, caso houvesse alguma coisa.

Eu vivia, desde a infância, cercado de cinemas. Em frente a minha casa ficavam o Metro Copacabana, Art Palácio e o Copacabana. Eu fui assistir um filme inglês, quando começou uma barulheira muito forte na rua. Fui até a porta do cinema espiar e a classe média de Copacabana, a classe média de sempre, comemorava com estardalhaço na rua, buzinaço, panelaço e bandeiras nacionais a ida do Presidente Jango do Rio para Brasília, como se o golpe já tivesse consumado.

Ficamos tristes. Eu fui para casa de cabeça baixa, discreto junto com meu amigo. E no caminho percebi o que era a luta de classes. Eu vi que enquanto a classe média comemorava o golpe, todos os porteiros dos edifícios, de cabeça baixa, tentavam ouvir pelo rádio alguma notícia mais animadora.

Ali eu entendi tudo: o caráter daquele golpe de Estado.

E hoje, 52 anos depois, vemos a mesma classe média com o mesmo estardalhaço tentando derrubar mais um presidente da República. Não como disse Darcy Ribeiro: “A respeito de Jango, ele não caiu pelos seus defeitos. Ele caiu pelas suas qualidades.”

E a história volta, mais uma vez, a se repetir. Dessa vez como farsa.”

Ler mais no Blog Videocamp.