“Faça do cinema uma arma de luta, uma arma de reflexão, uma arma de pensamento.”

SILVIO TENDLER

Filmografia

Castro Alves – Retrato falado do poeta

1998

Minutagem: 01’10”

Um jovem poeta militante, engajado, abolicionista, republicano e socialista, romântico e sonhador que fez da literatura uma arma de combate para mudar o mundo em que vivia. Este é o Castro Alves visto por Silvio Tendler, em um filme produzido para mostrar aos jovens niilistas dos anos 1990, que viviam um descenso histórico forte, a paixão pelas ideias de transformar a realidade social. O filme recupera a atuação do escritor, que viveu apenas 24 anos, nas lutas pela república e a abolição da escravatura, além de mostrar seu lado apaixonado e conquistador. O poeta viveu em um Brasil de quatro milhões de habitantes, um quarto deles, escravo. Frequentou os principais polos de ideias libertárias e de agitação estudantil de Recife e de São Paulo. Publicou apenas um livro em vida, Espumas Flutuantes, e foi reconhecido com um dos mais importantes poetas de seu tempo. Castro Alves, interpretado pelo ator Bruno Garcia, viaja pelo Brasil com suas poesias e seus ideais, passando pela Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Prêmios: Troféu Margarida de Prata – C.N.B.B. (1998).



Ficha Técnica

Direção: Silvio Tendler

Assistente de direção: Luiz Fernando Lobo

Roteiro: André Luis de Oliveira, Silvio tendler, Tânia Fusco

Montagem: Francisco Sérgio Moreira

Trilha Sonora: Felipe Radicetti

Direção de produção e elenco: Danielle Hoover.

Direção de Fotografia: Dib Lufti

Som: Cristiano Maciel

Cenografia: Walter Holmes

Com: Bruno Garcia e Tereza Freire

Participação Especial: Dira Paes

Presenças de: Lucinha Guerra, Manoel Moura, Luiz Fernando Lobo, Romero Andrade, Silvio Pinto, Sérgio Correia, Dantas Suassuna, Andrea ima, Sheila Nascimento, Maria Renée, Josefina Aguiar, Celma do Côco, Geninha Borge e Antonietta.

Consultoria: Antonio Carlos Secchin

Pesquisa: Gustavo Dourado, Eliane Barroso, Valêncio Xavier

Informações Adicionais: Produção Caliban Produções Cinematográficas. Idealização e realização Instituto Itaú Cultural.

Patrocínio: Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Funarte, Unesco, Embratel, Agência de Notícias dos Direitos da Infância, Prefeitura da Cidade de Recife.

Fotos

Vídeos