“Faça do cinema uma arma de luta, uma arma de reflexão, uma arma de pensamento.”

SILVIO TENDLER

Filmografia

Milton Santos – Por uma outra globalização

2004

Minutagem: 55'

Milton Santos é um intelectual que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Seu pensamento é, sobretudo, uma aula de cidadania.
A partir da geografia, Milton Santos realiza uma leitura do mundo contemporâneo que revela as diversas faces do fenômeno da globalização: suas fábulas, seus malefícios e suas possibilidades. Ao desnudar os processos que engendram as perversidades deste mundo global ‘confuso e confusamente percebido’, torna-se evidente que sua sustentação só se dá devido à imposição de um pensamento único.
A globalização surge no pensamento do professor, entre outras vias de análise, para retratar novos movimentos culturais e populares que se contrapõem à cultura de consumo imediato. Agora, o novo vem da periferia. É na evidência das contradições e dos paradoxos que constituem o cotidiano desta globalização que Milton Santos enxerga as possibilidades, já em andamento, de construção de uma outra realidade. Inova, portanto, quando, ao invés de se colocar contra a globalização, propõe e aponta caminhos para uma outra globalização.

Prêmios
Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2003). Troféu especial Mário Cravo Neto. Festival de Cinema, vídeo e Dcine de Curitiba (2006). Melhor video média metragem.



Ficha Técnica

Um filme de Silvio Tendler

Produção e assistência de direção: André Alvarenga

Edição: Julia Martins

2a. assistência de direção e assistência de produção: Miguel Lindenberg

Criação e ilustrações de animações: Hélio Jesuíno

Animação: João Sanchez e Julieta Roitman

Trilha sonora: Bnegão

Abertura, legendas e cartelas: Bel Brito

Estagiário de design e créditos: Bernardo Pimenta

Equipe Caliban: Silvio Tendler, Marcelo Garcia, Paula Damasceno, Terêncio Porto, Bruno Oliveira, André Alvarenga, Leonardo Bittencourt, Guilherme Estevam de Souza, Miguel Lindenberg, Bernardo Pimenta, Julia Martins, Nina Galanternick

Mixagem de som: Bernardo Gebara

Correção de cor: Estúdios mega, Gerson Silva

Informações Adicionais: Filme produzido com recursos da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro – Secretaria das culturas / RIOFILME.

Fotos

Vídeos