“Faça do cinema uma arma de luta, uma arma de reflexão, uma arma de pensamento.”

SILVIO TENDLER

Filmografia

Jango – Como, quando e por que se derruba um presidente

1984

Minutagem: 1h54’45”

Vinte anos depois do golpe de 1964, o documentário Jango refaz a trajetória política do presidente João Goulart, deposto nas primeiras horas do dia primeiro de abril daquele ano por uma junta militar. A partir de uma extensa pesquisa de arquivo que incorpora cinejornais da época, fotografias e manchetes de jornais, a obra percorre desde o início da carreira de João Goulart, passando pelos governos Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, até a sua morte, doze anos depois de ter deixado o país rumo ao exílio no Uruguai. O filme examina a luta ideológica que foi travada durante o governo Jango, onde a máquina de propaganda de setores da direita fez de Cuba, modelo para a esquerda, um pretexto para radicalizar do debate público, vendo em qualquer medida um sinal de comunização. Jango remonta a escalada de tensão de um governo marcado por forte oposição das classes dominantes, que levou a crises sucessivas desde os primeiros instantes após da renúncia de Jânio Quadros. Através de depoimentos e textos em off, o filme relembra fatos decisivos, como o Comício da Central do Brasil, as marchas pedindo sua deposição, a revolta dos marinheiros e fuzileiros navais, os últimos dias do governo, primeiros instantes após o golpe e as tentativas de resistência ao golpe, avançando até a consolidação do governo Castello Branco.

Prêmios:
Prêmio Especial do Júri, melhor filme do Júri Popular e melhor trilha sonora do Festival de Gramado (1984). Prêmio Especial do Júri, Festival de Havana (1984). Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba (1984), Prêmio especial do júri. Troféu Margarida de Prata – C.N.B.B. (1984). Bilheteria: 1 milhão de espectadores.



Ficha Técnica

Direção: Silvio Tendler

Fotografia Adicional: Edgar Moura / Nonato Estrela

Mixagem: Roberto Carvalho

Edição de Som: Francisco Sergio Moreira

Equipe de Produção: Maria Paula Araujo / Toninho Muricy / Sergyo Rocha

Montagem de Negativo: Reginalda dos Santos Rocha

Laboratório de Imagem: Lider

Laboratório de Som:  Rob Filmes / Álamo Laboratórios

Trucagens: Lynxfilm /  Truca

Animação e Apresentação: Prisma

Programação Visual: Tatiana Junod / Lula Vieira

Equipamento de câmera: Ultima Filmes

Agradecimentos Especiais: Caetano Veloso / Eduardo Chuahy

Musicas Cedida Pela EMI – ODEON: Menino (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Trem Mineiro (Wagner Tiso)

Musicas Cedida pela POLYGRAM: Enquanto seu lobo nao vem (Caetano Veloso) – Temas Musicais de Milton Nascimento, Abertura: Tema de Che Guevara (Versão de San Vicente) Tema FInal – Músicos de Milton Nascimento: Paulinho Carvalho/ Neném / Marcos Viana / Paulinho Santos / Tulio Mourao /  Sergio Alves – Temas Musicais de Wagner Tiso: Noites Moscou ( tema Original  de Soloviev e Sedoy) – O Encouraçado PotemKim ( Tema Original de Dmitri Shostakovich)

Músicos de Wagner Tiso: Ari Sperling / Andre Sperling /  Mauro Senize

Material Fotográfico e Documentação da época cedidos Por: Arquivo Nacional / Arquivo Nosso Século ( Editora Abril) / Arquivo Sonoro da radio Jornal do Brasil /  Arquivo sonoro do Senado da Republica / Biblioteca Nacional /  Biblioteca da Musica ( Consulado Geral do EUA) / Centro de Memória social /  CPDOC Fundação Getulio Vargas / Cinemateca do Museu Guido Viaro, Parana / Cinemateca do Mam, Rio de Janeiro / Jornal do Brasil / Odilon Lopes / Revista Manchete ? Silvio Da-Rin / Tv Gaúcha / Tribuna da Imprensa / Ultima Hora

Fotos

Vídeos